As vagas estão distribuídas em dois editais. No primeiro edital a oferta é de 731 vagas para os cursos de administração, eletrotécnica, guia de turismo, informática para internet, meio ambiente, paisagismo, petróleo e gás, plásticos, química, segurança do trabalho, técnico em produção de moda. Já no segundo edital, são oferecidas 36 vagas para o curso de agente comunitário de saúde, no campus de Realengo, na Zona Oeste do Rio.
Para participar é preciso ter concluído o ensino médio ou estar cursando o 2º ano do ensino médio. A taxa de inscrição é de R$ 50,00. Para pedir isenção da taxa, os interessados têm até 13 de junho. No ato da inscrição, o candidato deve optar se vai concorrer às vagas da Ampla Concorrência (AC) ou às destinadas ao Sistema de Reserva de Vagas (SRV) para escola pública.
A prova está prevista para 8 de julho. Os inscritos farão uma prova objetiva de português e matemática e uma redação. Para os inscritos no processo seletivo para agente comunitário de saúde haverá ainda análise de tempo de serviço como agente comunitário. O gabarito preliminar está previsto para o dia 8 de julho.
As inscrições poderão ser feitas até 1º de julho, no site do Instituto Nacional de Seleções e Concursos (Selecon). Para aqueles que tiverem dificuldade de acesso à internet, o organizador montou postos de atendimento.